quarta-feira, 26 de março de 2008

Contagem Regressiva

Eu não sou Getulista, aliás estou mais próximo de um ser apolítico; mas alguns atrás optei por fazer uma poesia em vez de escrever uma redação sobre o famoso GV. Os trechos entre aspas são retirados diretamente da "Carta Testamento" do ex-presidente.
Na falta de tempo, vai a reciclagem do passado...e a nostalgia das aulas de história.
---------------------------------------------------------------------------------------------
Contagem Regressiva
Uma Perspectiva dos Últimos Dias de Getúlio Vargas


O fim se aproximava
Tudo estava claro
Havia uma solução
Para todo esse desamparo

Em uma reunião de madrugada
As cartas foram postas à mesa
“Ou vai ou racha” – disseram eles
Seria a tradução da proposta
A opção foi bem obvia

Getúlio Dornelles Vargas
Falecido em 24 de agosto de 1954
Tomou sua decisão
Autopsia alguma foi necessária para ter-se uma conclusão

Causa da Morte:
Pressões de Renúncia
Desmoralização e isolamento
Acusações quanto ao Mar de Lama do Catete
Um atentado sem sucesso
-E esta bala no coração? - perguntou um médico
-Isso foi a anestesia geral, impediu que ele vivesse para sofrer - respondeu o outro
-Parece que ninguém é imortal...
“Cada gota de meu sangue era uma chama imortal na vossa consciência e manterá a vibração sagrada para a resistência.”

Antes: Getúlio
Pai-dos-Pobres
“(...)para que eu não continue a defender, como sempre defendi, o povo humilde principalmente os humildes.”
O enfrentamento com as oligarquias
O direito à indenização, às férias e à jornada semanal de trabalho
O concurso para ingresso no serviço público
Nacionalista
Mártir
Depois: Vargas

Os frutos foram muitos:
A Eletrobrás,
A Petrobrás,
A Álcalis,
O Brasil brasileiro,
O BNDE,
A Previdência Social,
O brasileiro no Brasil

Mas a defesa foi paternal:
“Se as aves de rapina querem o sangue de alguém, querem continuar sugando o povo brasileiro, eu ofereço em holocausto a minha vida.”

A libertação foi decisiva:
“Era escravo do povo e hoje me liberto para a vida eterna. Mas esse povo de quem fui escravo não mais será escravo de ninguém.”

A transformação foi eterna:
“Serenamente dou o primeiro passo no caminho da eternidade e saio da vida para entrar na História.”

2 comentários:

Anônimo disse...

Admiro muito os poetas como o Arthur - Uma arte muito solitária- o poeta nem sabe quem irá ler seus escritos-, mas maravilhosa...

Lívia H. disse...

legal isso de vc assumir não ser Getulista, mas se vestir de tal pra escrever um poema. Bons escritores escrevem bem qq coisa.